Série – DP-300 – Implantação Soluções Híbridas SQL Server

Bom dia a todos,

como estão?

Vamos continuar os itens listados no guia da prova… Hoje vamos ver sobre Implantação de Soluções Híbridas (on-premises e Cloud).Uma plataforma híbrida fornece os benefícios dos serviços Cloud e on-premises.

A Microsoft oferece vários benefícios aos licenciados do SQL Server tanto para o Azure SQL Database quanto para o Managed Instance , aproveitando suas licenças existentes pode reduzir o custo de execução a oferta de PaaS. Para cada core do Enterprise Edition com Active Software Assurance, você é apto para um vCore de SQL Database do Azure ou Managed Instance com Business Critical e oito vCores de general purpose. Para cada núcleo da Standard Edition com Software Assurance que você possui, você é elegível para um vCore de de general purpose. (Vou fazer um post apenas sobre Opções de Nível de serviço na próxima semana e detalho melhor para vocês)

Isso pode reduzir os custos totais de licença em até 40%. Efetivamente, você só estará pagando pelos custos de computação e armazenamento, e não pelos custos de licenciamento de software
As opções de licenciamento híbrido reduzem seu custo e permitem proteção adicional para alta disponibilidade e desastre
recuperação como parte de seus benefícios de garantia de software. O Azure Resource Manager (ARM) oferece várias maneiras de
implemente seus recursos de forma programática e gráfica.

Casos de uso comum para implementação de uma implantação híbrida seria configuração de Disaster Recovery/ Alta disponibilidade (AG, Log shipping, database Mirroring), Backups do SQL Server e do Azure.

Abaixo um deploy que pode ser feito:

SQL Server backups podem ser feitos feitos pelo Azure Storage via URL ou Azure File Share(SMB). Com isso, protege-se os dados para perca ou falhas de backups apenas em um local de armazenamento.

Temos que ter em mente, que quando temos um ambiente híbrido, precisamos ter uma VPN ou rota para conectar-se ao Azure, com baixa latência e com segurança 100% garantida..

Então é isso pessoal 🙂

Dúvidas, estou a disposição.

Standard

Leave a comment