Exam DP-300 – Mensagem ao acessar Azure SQL Database via SSMS ou Query Editor

Olá meus amigos,

como estao?

Dando continuidade então a serie sobre a DP-300, vamos falar sobre uma questão que tive ao acessar o Single SQL Database que criei pelo portal do azure.

Toda a minha estrutura já havia sido criada, faltava apenas acessar para começar os estudos.

Primeiro tentei acessar pelo SSMS (sou das antigas! rsrs) e obtive a seguinte mensagem:

Então quis inovar e foi para o Query Editor no portal do Azure e tive o mesmo retorno:

A mensagem está bem clara né? O meu IP não tem acesso ao SQL Database gerado. Isso aconteceu pois ao gerar o meu SQL Database eu não defini a faixa de IP ou o endereço específico que poderia conectar-se a ele. Segue passo a passo que fiz para conseguir me conectar:

Via SSMS eu entro na conta que estou logada no portal do azure e automaticamente ele tenta criar uma regra para seu acesso.

Pensei, pronto.. Agora consigo acessar com sucesso. E ainda estava com erro.

Ainda nada via SSMS, porém pelo Query Editor, consegui abrir

E após se passar uns minutinhos, o SSMS também abriu com sucesso.

Acredito, que seja algum “delay” na criação da regra. Uma segunda opção, seria direto no portal do azure criar a regra. Clica-se em cima do nome do servidor de banco de dados e selecione a opção Rede.

Também consegue-se criar a regra via Azure Data Studio, conforme abaixo:

Na Aba “Acesso publico” tem como adicionar a Regra de Firewall desejada. No meu caso, já havia a regra pois criei pelo SMSS né?

Também consegui acesso Azure Data Studio.

Para Baixar o Azure Data Studio basta clicar na opção abaixo, logo após clicar em cima do banco de dados criado.

Toda a situação acima relatada, só aconteceu por conta de não ter criado a regra de Firewall no momento de criar o Azure SQL Database.

Após criar, basta acessar em qualquer plataforma que citei acima. Simples né?

Então é isso, na próxima semana tem mais 🙂

Standard

Leave a comment